Portal da Cidade Mariana

Diálogo

Prefeitura divulga Carta Aberta da Secretaria de Educação

Confira o texto da Secretaria de Educação de Mariana divulgado na quarta (29)

Publicado em 02/05/2020 às 01:00
Atualizado em

Mariana, 29 de abril de 2020.

O ano de 2020 chegou trazendo esperança de novas conquistas, possibilidades, desejos de paz, saúde, felicidade e todas as outras esperanças que depositamos em ciclos que se iniciam.

Mas a pandemia do Covid-19 e o cenário atípico de isolamento social obrigou todos os países a repensar caminhos e a redefinir estratégias diante de algo totalmente desconhecido e devastador, que trouxe ao mundo a necessidade imperativa de medidas excepcionais, inclusive no funcionamento das nossas escolas.

Nós, profissionais da Educação, nos deparamos em um desafio inédito. Como dar continuidade à escolarização dos estudantes? Como continuar ensinando sem a mediação do professor/estudante em espaço físico? Como cumprir os dias e a carga horária exigida? Como atingir todos os estudantes de maneira equânime, conforme artigo 205 da Constituição Federal que diz que a Educação é direito de todos?

Diante de tantas indagações e desafios, tendo também em mente a necessidade de fortalecimento dos vínculos existentes entre os estudantes, suas famílias e escolas da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação elaborou o Projeto de Atendimento aos Estudantes de Mariana durante o período de isolamento social. Pensamos em várias ferramentas e sabemos que não conseguiremos atender a todos os alunos da nossa rede da mesma maneira, mas precisamos unir forças para superar esse desafio, que é novo para todos.

Fique por dentro das nossas iniciativas durante o período do novo coronavírus:

 - A primeira medida foi a verificação e ajuste dos nortes e parâmetros legais de ação, considerando as deliberações dos órgãos competentes como Conselho Nacional de Educação, Superintendência de Ensino e outros.

 - Reorganizados os quadros e situação administrativa dos servidores, a equipe deliberou por unanimidade e em sintonia com outros Municípios que adotam iniciativas semelhantes, a produção de um caderno impresso de atividades de atualização pedagógica e preservação do vínculo dos alunos com suas unidades de Ensino. Esse caderno obedecerá a uma frequência mensal e contará com orientações de estudo e atividades por segmento (Educação Infantil/ Ensino Fundamental - Anos iniciais/ Ensino Fundamental - Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos). A Educação Inclusiva, Biblioteca Pública Municipal Benjamim Lemos e Casa do Professor Presidente Pedro Aleixo perpassarão por todos os segmentos. Os conteúdos serão baseados no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e serão produzidos pelos próprios profissionais da rede. A distribuição será feita de forma física, para todos os estudantes terem acesso da mesma forma que distribuímos as cestas básicas, evitando aglomerações. Disponibilizaremos também por meios virtuais (Portal da Secretaria Municipal de Educação, e-mail e WhatsApp dos pais cadastrados nas escolas, entre outros). O início está previsto para 11 de maio. A grande novidade é que agora todos os profissionais da Educação ganharão um reforço especial! Em um espaço dedicado apenas para a iniciativa, a comunidade escolar poderá acessar todos os conteúdos produzidos, esclarecer dúvidas e muito mais por meio de um portal exclusivo.

- A Rádio UFOP se apresenta como grande parceira da Secretaria Municipal de Educação nessa agenda de comunicação e preservação de vínculos, tirando dúvidas e mantendo o nosso diálogo com a rede ativo. Através desse meio de comunicação de grande credibilidade, já foi feito um podcast com a participação de alguns alunos das escolas municipais no Programa “O Coronavírus chegou. E agora? O que as crianças querem saber?”, e ainda, elaboração textos para exibição em programa de rádio montados por professores e alunos;

- UFOP com a Escola: Mariana é um dos municípios que tem participação efetiva em mesas de discussão sobre os novos desafios da escola.

- Fundação Renova - Empresa Compreender/Lunática - Mundo Jojoba na formação de Gestores, pedagogos, professores, formação em Educação e Inclusão e na produção de vídeos educativos e lúdicos.

- A Rede Municipal também poderá usufruir da parceria que o Estado de Minas Gerais fez com a Rede Minas de Televisão. O programa “Se Liga na Educação” será transmitido de segunda a sexta-feira, sempre de 7h30 as 12h30 apresentando os conteúdos nos quais os estudantes têm mais dificuldades. Serão quatro horas de aulas gravadas (7h30 às 11h30), além de uma hora (11h30 às 12h30) ao vivo na qual os estudantes poderão interagir, por meio das redes sociais, WhatsApp e telefone, com os professores no estúdio. A previsão é que o primeiro programa vá ao ar no dia 11 de maio. Os alunos que possuem alguma deficiência física terão acesso a teleaulas em Libras. A Rede Minas é uma rede de televisão brasileira de cunho cultural e educativo. A emissora está no ar no canal 17 UHF ou 9.1 (HD) e 9.2 (SD); Net 20 e Net HD 520; Oi 09; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3 e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina. O conteúdo também é disponível ao público pela Internet, por meio do site da emissora www.redeminas.tv e do aplicativo

Acreditamos que, investindo nestas frentes de ação, pensadas de modo a garantir o máximo de inclusão e participação dos estudantes, avançamos mais um passo no caminho de uma educação para todos. A Educação, caminho de acesso à justiça social, à distribuição de renda e oportunidades mais equânimes para todos os cidadãos, é também o caminho para a libertação do indivíduo do desconhecimento. Transforma vidas, liberta, agrega e cria pontes para um futuro melhor. É nesta meta que acreditamos e para a qual temos envidado todos os nossos esforços e recursos.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário