Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Projeto de extensão de literatura de Mariana teve seu último encontro do ano

Ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, junto a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Publicado em 13/12/2019 às 00:15

(Foto: KARINA PERES l PREFEITURA DE MARIANA)

Aconteceu nesta quarta-feira, 11, o encerramento do Projeto de Extensão: Literatura e Jovens Aprendizes, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, junto a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O projeto atua com os jovens aprendizes que trabalham na Prefeitura de Mariana e tem como objetivo oferecer aos participantes uma carga formativa sobre gênero e raça. Cristina Sacramento, é professora do Departamento de Educação da UFOP e uma das coordenadoras do projeto. Ela explica que os temas são trabalhados por meio de oficinas com a temática central voltada para raça, desigualdade e meritocracia. Além disso, elas também utilizam literatura produzida por autores e autoras marianenses para envolver e aproximar os participantes da escrita.

Geovana Bernado é uma das participantes do projeto, segundo ela, é uma oportunidade incrível ter contato com os temas. “Aqui a gente aprende muitas coisas, a respeitar as diferenças, levo o respeito que aprendo aqui, para o meu trabalho”, declarou.

Mariana Tornelli, faz a ligação entre a Prefeitura e a Universidade. Ela informou que a ideia do projeto surgiu de uma demanda do eixo educativo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. “Nós, da Secretaria, entendemos a importância de estar em uma cidade que é sede de uma faculdade federal, e aproveitamos o compromisso que a universidade tem de devolver suas ações para o população para desenvolver o projeto”, assinalou.

Ao todo, foram realizadas sete encontros e no último, foi feito um balanço sobre tudo o que foi passado e as expectativas para o próximo ano.  

Fonte:

Deixe seu comentário