Portal da Cidade Mariana

Ação política

As mulheres podem sim fazer diferença na política

Saiba mais sobre a importância e o papel das mulheres na política

Publicado em 12/05/2020 às 05:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

O ambiente político é um meio declaradamente misógino, é pouco usual que as mulheres se sintam confortáveis para exercer seu papel e voz no ambiente político. Porém, isso é algo que pode ser problemático no ambiente nacional, já que a população brasileira é composta por 48,3% de homens e 51,7% de mulheres.

Num cenário geral a situação está melhorando, visto que nas eleições de 2018 o percentual de mulheres eleitas para a Câmara cresceu de 10% para 15% e o País elegeu 75 deputadas federais; no Senado, todavia, o índice se manteve o mesmo.  

Apesar de ter havido uma aparente melhoria na representatividade feminina de no legislativo nacional, a proporção de mulheres se mostra bem abaixo do encontrado na população brasileira.  

A lei eleitoral brasileira exige, desde 1997, que os partidos e as coligações respeitem a cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras municipais. Mas, mesmo assim, alguns partidos têm dificuldades para cumprir as recomendações.  

Em Mariana existe uma única camarista do sexo feminino, a vereadora Daniely Cristina Souza Alves, sendo que a população da cidade é composta 51% por mulheres (segundo estimativa com base no CENSO de 2010 realizado pelo IBGE).  

É importante que as mulheres possam reconhecer o seu processo e importância no cenário político, especialmente local. Somente elas podem entender as suas demandas e contribuir para a melhoria na qualidade de vida feminina em âmbito municipal, estadual e federal.  

O Portal da Cidade de Mariana incentiva a participação das mulheres na política e nas decisões sociais. Convidamos você para saber mais sobre a importância da atuação feminina na política, venha assistir a nossa live no Instagram hoje às 18h com o tema: “O papel da mulher na sociedade pós pandemia e a importância da sua atuação política” a ser realizada em parceria com a advogada Giselle Rocha.   


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário