Portal da Cidade Mariana

Eleições 2020

Conheça as propostas de Roberto Rodrigues para a cidade de Mariana

Leia a terceira entrevista da série de conversas que o Portal da Cidade Mariana realizou com os candidatos a prefeito de Mariana.

Publicado em 22/10/2020 às 05:50
Atualizado em

Conheça as propostas de Roberto Rodrigues para a cidade de Mariana. (Foto: Roberto Rodrigues - Reprodução Redes Sociais)

Com o objetivo de auxiliar aos marianenses a escolher quem estará à frente do Poder Executivo Municipal pelos próximos quatro anos (2021-2024), o Portal da Cidade Mariana conversou com os candidatos à Prefeitura de Mariana para saber sobre as suas principais propostas para a cidade sobre a economia, cultura, transporte público e políticas públicas de inclusão, entre outros assuntos.

Ao longo desta semana, publicamos as entrevistas com os candidatos Chico Veterinário e Patrícia Ramos. Hoje, conheça as propostas do ex-prefeito de Mariana, Roberto Rodrigues.

É preciso ressaltar que o Portal da Cidade Mariana entrou em contato com todos os candidatos. No entanto, até o momento, Bruno Mól, Celso Cota e Newton Godoy não responderam ao pedido de entrevista.


Portal da Cidade Mariana: Qual eixo ou proposta se baseia a sua candidatura?

Roberto Rodrigues: Mariana precisa de uma gestão eficiente. Temos uma história muito rica, um povo muito trabalhador. Quero resgatar o orgulho da nossa cidade e melhorar a qualidade de vida de toda população.

PCM: Qual é o maior desafio a ser enfrentado pelo próximo prefeito?

RR: Fazer com que as pessoas de fora olhem para Mariana com respeito. Nos últimos 20 anos, o Executivo não defendeu os interesses da cidade, quanto às mineradoras e às empresas terceirizadas. Não podemos mais permitir o uso de nossa cidade sem a contrapartida social que merecemos.

PCM: Mariana sofre há muitos anos com a dependência econômica da mineração. Se eleito, de qual forma irá diversificar a economia da cidade que não seja por meio da mineração e o turismo?

RR: Não existe forma de diversificar a economia de Mariana, a curto prazo, sem que se atrele a vocação natural da cidade. Já a médio prazo, quando o distrito industrial estiver instalado, a cidade se mostrará competitiva para atrair os mais diversos investimentos não vinculados à mineração e ao turismo.

PCM: Quais serão as principais ações para atender às demandas dos distritos e subdistritos de Mariana a fim de proporcionar mais qualidade de vida aos seus moradores?

RR: Os distritos e subdistritos receberão diversas obras de infraestrutura. Além disso, vamos incentivar a economia local, através do seu comércio e prestadores de serviço. Também vamos prestigiar mais o calendário cultural de festas e eventos que os distritos já promovem.

PCM: Estão previstas ações para a melhoria do transporte público da cidade? Quais?

RR: A população sofre porque as administrações anteriores deixaram a Transcotta ditar as regras do transporte público. Nós vamos lembrar que é prerrogativa do município, e não da empresa, a prestação de serviço do transporte público. Essa permissão terá que ser renegociada e readequada para atender ao interesse da população e não da empresa.

PCM: Caso seja eleito, quais serão as ações desenvolvidas e priorizadas em seu governo na área da cultura? Como irá ajudar os artistas e artesãos locais?

RR: Primeiramente vamos valorizar o calendário interno de eventos de Mariana, integrando os artistas locais a esses grandes eventos. Também vamos organizar exposições permanentes e mostras para gerar reconhecimento e aumentar o prestígio dos artistas e artesãos.

PCM: Em um possível governo seu, quais serão as políticas públicas voltadas à inclusão dos jovens, negros, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+? Como será a participação desses grupos em seu governo?

RR: Em 2012, valorizei a cultura negra, apoiando as festas religiosas de distrito, os Congados, a Folia de Reis e a capoeira. As pessoas com deficiência (PCDs) receberam um carinho especial: pintura e elevação de faixas de pedestre e projetos e reformas em escolas para torná-las acessíveis. Pelos jovens, executarei a Lei do Primeiro Emprego. E para a comunidade LGBTQIA+ trarei eventos e políticas públicas voltadas para a celebração da diversidade.

PCM: Qual é o seu alinhamento com as propostas do atual Governo Federal?

RR: ​Qualquer programa habitacional direcionado à população de baixa renda, independentemente de ser do Governo Federal ou Estadual, terá sempre a minha simpatia. Em 2012, habilitei Mariana no “Minha Casa, Minha Vida” para as famílias com renda de até três salários mínimos. Agora, com o “Casa Verde Amarela”, farei o mesmo processo.

PCM: Como você avalia o atual governo do Prefeito Duarte Junior?

RR: Como candidato da oposição ao governo atual, penso que a avaliação sobre a administração de Mariana, nos últimos anos, fica a cargo da população. Ainda mais agora, às vésperas da escolha do representante, o povo é quem decide o melhor para a cidade.


Conheça o candidato

Roberto Rodrigues é economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e tem MBA em administração financeira. Iniciou a sua carreira política em 2007, quando foi convencido, pelo seu amigo e ex-prefeito de Mariana, João Ramos, a se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 2012, assumiu a Prefeitura de Mariana quando exerceu o mandato por 11 meses, entre 15 de fevereiro de 2012 e 31 de dezembro de 2012.

* Texto enviado pelo candidato.

Para conhecer o plano de governo completo de Roberto Rodrigues CLIQUE AQUI.


Leia também as entrevistas realizadas com Chico Veterinário e Patrícia Ramos


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário