Portal da Cidade Mariana

Eleições 2020

Conheça as propostas de Chico Veterinário para a cidade de Mariana

Leia a primeira entrevista da série de conversas que o Portal da Cidade Mariana realizou com os candidatos a prefeito de Mariana.

Publicado em 20/10/2020 às 06:00
Atualizado em

O Portal da Cidade Mariana conversou com Chico Veterinário sobre as suas propostas para a cidade de Mariana. (Foto: Chico Veterinário - Divulgação)

Com o objetivo de auxiliar aos marianenses a escolher quem estará à frente do Poder Executivo Municipal pelos próximos quatro anos (2021-2024), o Portal da Cidade Mariana conversou com os candidatos a prefeito de Mariana para saber sobre as suas principais propostas para a cidade sobre a economia, cultura, transporte público e políticas públicas de inclusão.  

Por isso, ao longo desta semana, estaremos publicando as entrevistas realizadas. É preciso ressaltar que o Portal da Cidade Mariana entrou em contato com todos os candidatos, no entanto, não foram todos que responderam ao pedido.

A primeira entrevista é com o candidato do partido Rede, Francisco de Assis de Souza, mais conhecido como Chico Veterinário. Na semana passada, a sua candidatura foi indeferida pela Justiça, no entanto, ainda cabe recurso. 


Portal da Cidade Mariana: Qual eixo ou proposta se baseia a sua candidatura?

Chico Veterinário: Nosso eixo principal é mudança, transparência e verdade com pilares na educação, saúde, turismo e cultura, assistência social, água e saneamento básico, acessibilidade, inclusão e moradia.

PCM: Qual é o maior desafio a ser enfrentado pelo próximo prefeito?

CV: Será o ônus desastroso deixado pela gestão atual, marcada pela incompetência, má gestão pública e motivação dos servidores públicos municipais. A reversão se dará com muito planejamento estratégico, integrações sistematizadas com avaliações periódicas e correções e/ou novas ações estratégicas.

PCM: Mariana sofre há muitos anos com a dependência econômica da mineração. Se eleito, de qual forma irá diversificar a economia da cidade que não seja por meio da mineração e o turismo?

CV: Será com o incremento do turismo e da cultura com a introdução de pessoal/técnicos capacitados e planejamento estratégico. Além disso, iremos articular com outros municípios para [criar] uma estratégia conjunta de turismo regional, articular com a Arquidiocese de Mariana a implementação do Turismo Religioso a Dom Viçoso – Turismo de Peregrinação, [desenvolvendo] um forte Marketing de nível local, estadual, nacional e internacional e a valorização das culturas populares, inserindo-as no contexto turístico municipal. Capacitação de mão de obra para atendimento ao turista: guias, Guarda Municipal, comércio, educação, dentre outros. Ainda, [haverá] a implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento Comercial de Mariana, interligado ao Turismo e à Cultura, com integração aos outros setores e melhorando a eficiência e a eficácia.

PCM: Quais serão as principais ações para atender às demandas dos distritos e subdistritos de Mariana a fim de proporcionar mais qualidade de vida aos seus moradores?

CV: Primeiramente, ouvindo suas demandas imediatas, propiciando a participação ativa dos moradores dos distritos e subdistritos nas políticas públicas municipais. Melhorando a rede municipal de saúde, ampliando as unidades de saúde, equipes e disponibilizando melhores condições de equipamentos, as recepções de sinal de internet e as estradas e os meios de transporte, com criação do transporte alternativo com segurança. Capacitando as famílias rurais para o agronegócio familiar, com a venda para a merenda escolar e criando uma rede de negócios para aumento da rentabilidade. Ofertando moradias nos locais para atender a demanda setorizada.

PCM: Estão previstas ações para a melhoria do transporte público da cidade? Quais?

CV: Primeiramente, revendo o sistema de concessão municipal de transporte para, posteriormente, executar uma análise minuciosa nas planilhas de custos. Além disso, introduzindo novos horários para ampliar a cobertura das viagens e exigindo melhores condições estruturais dos veículos bem como condições de acessibilidade.

PCM: Caso seja eleito, quais serão as ações desenvolvidas e priorizadas em seu governo na área da cultura? Como irá ajudar os artistas e artesãos locais?

CV: Criar Centros de Apoio a Cultura Popular e um Centro de Apoio ao Turista com integração de artesãos com exposições permanentes de seus produtos. Ampliar a formação e capacitação de agentes culturais. Integração total dos artistas com participação nos grandes eventos municipais. Criar um Programa de preparação e capacitação de jovens para o mercado de trabalho na área do Turismo – Trade Tur.

PCM: Em um possível governo seu, quais serão as políticas públicas voltadas à inclusão dos jovens, negros, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+? Como será a participação desses grupos em seu governo?

CV: Viabilizar a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles. Garantindo efetivamente a participação igualitária de todos tanto no governo como na sociedade, independente da classe social, da condição física, da educação, do gênero, da orientação sexual, da etnia, entre outros aspectos. Antes que as medidas de inclusão social sejam formuladas e aplicadas, é necessário observar quais são os grupos excluídos e o que deve ser melhorado para que possam estar plenamente inseridos. No Partido Rede Sustentabilidade 18 de Mariana, possuímos em nosso meio pessoas candidatas pertencentes a segmentos de mulheres, negras-negros, LGBTQIA+, pessoas portadoras de deficiência, já exemplificando que todos terão participação ativa em nosso governo, produzindo e estimulando políticas públicas de inclusão.

PCM: Qual é o seu alinhamento com as propostas do atual Governo Federal?

CV: Nenhuma! Não teremos política de alinhamento com o Governo Federal.

PCM: Como você avalia o atual governo do Prefeito Duarte Junior?

CV: Incompetente, desrespeitoso e descompromissado com os interesses da população. Nada acrescentou a gestão pública municipal! Nossa posição é justamente a antítese desse (des)governo municipal nesses 5 anos à frente da Prefeitura. Nada realizou, deixando um grande ônus à população e ao futuro prefeito.


Conheça o candidato 

Francisco de Assis De Souza, mais conhecido como Chico Veterinário, é médico veterinário formado pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1982, com especialização em Saúde Pública pela mesma instituição.

Trabalhou pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER/MG), em Mariana, por 16 anos, atendendo as famílias rurais. Atualmente, é médico veterinário da Vigilância Sanitária Municipal e exerce a presidência do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Mariana-MG (SINDSERV) desde 2005.

É Conselheiro Municipal de Saúde, eleito em mandato iniciado este ano, ocupando a vice-presidência. Além disso, foi Secretário Municipal de Governo, no segundo mandato de Terezinha Ramos.

* Texto enviado pelo candidato. 


O candidato Chico Veterinário disponibilizou ao Portal da Cidade Mariana o seu plano de governo. Para conhecê-lo CLIQUE AQUI.


Leia também as entrevistas realizadas com os candidatos Patrícia Ramos e Roberto Rodrigues


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário