Portal da Cidade Mariana

Serra da Santa

Cofre de Nossa Senhora das Graças é vandalizado e doações são furtadas

A gruta fundada em 1952, tem sido alvo de vandalismos e agora furto.

Publicado em 04/04/2024 às 09:31
Atualizado em

O cofre guardava doações que seriam destinadas à Igreja da Boa Viagem - Foto: Membros Fundadores do Bloco Irmãos Metralha (Foto: Radar Geral online)

No último final de semana, o cofre de Nossa Senhora das Graças, localizado na Serra da Santa, que guarda doações e pedidos de viajantes que por ali passam, foi vandalizado, e as esmolas foram furtadas.

Segundo informações, um dos membros fundadores do Bloco Irmãos Metralhas foi ao local e percebeu que o cofre estava quebrado. Não se sabe ao certo quanto dinheiro, nem o que mais havia ali.

Recentemente, a região vem passando por frequentes atos de vandalismo; no ano passado, duas imagens de Nossa Senhora das Graças já foram destruídas em um intervalo de 60 dias, o que levou o grupo a colocar a Santa em uma proteção de vidro e grade.

A ermida da Nossa Senhora das Graças é uma gruta natural onde foi entronizada a imagem de Nossa Senhora das Graças no ano de 1952 com o intuito de, com a abertura da BR-356, dar proteção aos viajantes e aos trabalhadores que passam por lá.

Kakau Corradi, membro do grupo dos fundadores do Bloco Irmãos Metralhas, informou que a área está sob a preservação do DNIT e estava sendo deixada de lado, utilizada apenas para depósito de caminhões de minério.

A Serra da Santa, em outra época, pertenceu à Usina Esperança. Em 1952, eles fizeram ali todo um projeto urbanístico, colocaram lá lagos, colocaram passeios, porque era um ponto de parada para todas as pessoas que vinham de Belo Horizonte e gostavam de apreciar a beleza e a paisagem do local”, disse Kakau.

Ele relembrou o trabalho e o compromisso que o grupo teve com o local: “Quando a Santa foi destruída pela primeira vez, nosso grupo conseguiu, com o Padre Miguel, a autorização e compramos uma nova imagem, substituímos a que estava quebrada e fizemos uma limpeza na área, mas 60 dias depois, tornaram a quebrar essa nova imagem e mais uma vez corremos atrás e conseguimos apoio de uma empresa de limpeza de Itabirito, a Limpejaco, que nos ajudou na limpeza. Em seguida, compramos uma nova imagem e colocamos lá novamente, porém, com autorização da Paróquia da Boa Viagem, nós colocamos uma proteção metálica e vidros para que a imagem não fosse destruída mais uma vez.”

Para Kakau, o espaço deveria ser melhor aproveitado e valorizado; segundo ele, a área poderia ser um local turístico, já que todos conhecem a região e várias pessoas passam por ali todos os dias.

Todos conhecem o local como a Serra da Santa, todos os dias milhares de pessoas passam por ali, algumas até param para orar, beber água e até descansar. É uma região que, se bem aproveitada e cuidada, pode virar um ótimo ponto turístico”, enfatizou Kakau.

O grupo confirmou que em breve os cadeados serão trocados e o cofre será restaurado ao que era antes.

Fonte:

Deixe seu comentário