Portal da Cidade Mariana

Calorão

Ministério da Saúde aponta orientações e cuidados diante de nova onda de calor

As temperaturas podem passar dos 38°C, então é importante que a população fique atenta para alguns sintomas físicos, como dor de cabeça, sangramento nasal.

Publicado em 13/03/2024 às 11:43

Defesa Civil Estadual alerta para onda de calor em Minas Gerais (Foto: Pixabay)

Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revela que uma nova onda de calor está prestes a atingir o Brasil, especialmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo parte do Norte e Nordeste. Os termômetros podem ultrapassar os 40°C em estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia. Diante desse cenário, o Ministério da Saúde reforça as orientações para proteger a população:

1. Insolação: Fique atento aos sintomas de insolação, como pele quente, seca e vermelha, pulsação rápida e forte, náusea, cãibras e perda de consciência. Essa condição pode levar ao coma e à morte.

2. Desidratação: Mantenha-se hidratado. Sintomas de desidratação incluem mal-estar, fraqueza, sonolência, irritabilidade, dificuldade de atenção, fome ou sede, dor de cabeça e alteração na coloração da urina.

3. Queimaduras: Proteja-se do sol para evitar queimaduras na pele. Use roupas leves e evite contato prolongado com superfícies quentes.

4. Exaustão térmica: Fique atento a sintomas como transpiração excessiva, fraqueza, tontura, desmaios, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreias.

Além disso, o Ministério da Saúde destaca que fatores de desigualdade social podem aumentar o risco de problemas de saúde relacionados ao calor extremo. É importante que as instituições públicas e privadas estejam atentas às pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como aquelas que vivem em situação de rua, populações privadas de liberdade, migrantes e refugiados com dificuldade de acesso aos serviços de saúde, além das ilhas urbanas de calor em cidades populosas e condições precárias de habitação e saneamento.

Para minimizar os efeitos da onda de calor, siga essas recomendações:

- Evite exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Use chapéus e óculos escuros.

- Beba água a cada duas horas para manter-se hidratado.

- Use roupas leves, preferencialmente de algodão.

- Aplique protetor solar para proteger a pele.

Lembre-se de cuidar de sua saúde e daqueles ao seu redor durante esse período de calor intenso.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias.

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a chegada de uma nova onda de calor vai aumentar em até 5°C a temperatura máxima em diversas regiões do estado.

Previsão de temperatura máxima acima de 38°C, à tarde, em áreas do Triângulo, Norte, Jequitinhonha e sudoeste do estado mineiro.

Em áreas do Alto Paranaíba, porção sul da Central Mineira, Oeste, Sul de Minas, Campo das Vertentes e sul da Zona da Mata, as temperaturas máximas podem ficar entre 36 e 38°C à tarde.

Os termômetros podem registrar máxima entre 33°C e 36°C, também à tarde, em áreas do Noroeste, centro/norte da Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, centro/norte da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas.

Lembre-se de se preparar para as condições climáticas e tenha um ótimo dia! 🌦️🌧️

Fonte:

Deixe seu comentário