Portal da Cidade Mariana

Falecimento

Cônego Agostinho, sacerdote mais idoso da cidade de Mariana, morre aos 103 anos

Ele foi o primeiro pároco na igreja, onde exerceu o ministério sacerdotal por 31 anos.

Publicado em 19/02/2024 às 09:31
Atualizado em

Ele faleceu aos 103 anos de idade, sendo 79 anos de sacerdócio. (Foto: Arquidiocese de Mariana)

Morreu, na madrugada deste sábado (17), o cônego Agostinho de Lourdes Coimbra, na Santa Casa de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.

Segundo a Arquidiocese de Mariana, cônego Agostinho era o padre mais idoso do clero da cidade. Ele faleceu aos 103 anos de idade, sendo 79 anos de sacerdócio.

Ainda de acordo com a instituição, o velório teve início ainda neste sábado, às 12h, na Igreja Matriz de Cristo Rei, em Ouro Preto. Ele foi o primeiro pároco na igreja, onde exerceu o ministério sacerdotal por 31 anos.


Missas foram realizadas ao longo da manhã de sábado (17) e também ocorreram na manhã de domingo (18).

Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, celebrou o rito das exéquias, destinada aos fiéis falecidos neste domingo e lamentou o falecimento do Cônego Agostinho, a quem agradeceu pelos anos de dedicação à igreja, especialmente à comunidade paroquiana. 

"Elevemos a Deus preces em agradecimento pela sua vida e fecundo ministério. Rezemos em sufrágio por ele, pedindo ao Bom Deus que o acolha na vida eterna e conforte familiares e amigos." (Nota de Pesar da Arquidiocese de Mariana)

O sacerdote foi sepultado no Cemitério São Miguel, em Ouro Preto.

Fonte:

Deixe seu comentário