Portal da Cidade Mariana

Novo decreto

A partir desta terça (16) Mariana adere a Onda Roxa do Minas Consciente

A onda roxa foi criada pelo Minas Consciente para reduzir a velocidade de propagação do vírus e, assim, reestabelecer a capacidade assistencial das cidades

Publicado em 15/03/2021 às 06:13

Fique atento ao novo decreto (Foto: Portal da Cidade)

Devido ao aumento de óbitos nos últimos dias, a Prefeitura de Mariana adota, a partir desta terça (16), a Onda Roxa do Programa Minas Consciente. Nesta fase, as medidas de restrição e circulação de pessoas são ainda mais rígidas. O decreto 10.447 de 15 de março de 2021, terá vigência até 23 de março. Após este período, será feita a reavaliação da evolução do quadro epidemiológico da microrregião de saúde que importará na redução ou no aumento do prazo estipulado pelo decreto.

Dados repassados pela secretaria de mostram que, nesta segunda (15), existem 21 pessoas internadas no leito Covid-19 e três pacientes estão aguardando vagas na unidade de terapia intensiva de Ouro Preto.

Entenda a nova onda

Medidas já adotadas, como como o distanciamento social e aferição obrigatória de temperatura, toque de recolher das 20h às 05h, com restrição de circulação de pessoas e veículos neste período, exceto para trabalhadores de saúde, de serviços essenciais e pessoas em situação de urgência e emergência permanecem. Além das restrições que estão vigentes, ficam suspensos todos os serviços, comércios, atividades ou empreendimentos que não sejam considerados essenciais. Os estabelecimentos aptos a funcionar deverão obedecer às regras constantes no Programa Minas Consciente no que se refere à Onda Roxa.

A suspensão não se aplica aos serviços que funcionam por meio de aplicativos, internet, telefone, que devem funcionar exclusivamente pelo sistema delivery, desde que respeitados os protocolos sanitários dispostos no Plano.

Já o serviço de transporte intermunicipal de passageiros, através de empresas concessionárias de transporte coletivo, táxi e demais aplicativos de transporte, no horário estabelecido para o funcionamento, fica condicionado ao transporte de no máximo 50% da lotação do veículo, devendo este ser devidamente higienizado.


Medidas de prevenção da Onda Roxa

As pessoas que estiverem deslocando para o trabalho em serviços essenciais deverão portar a carteira de trabalho ou funcional ou crachá ao contrato de trabalho qualquer outro documento idôneo que justifique o vínculo profissional.

O governador Romeu Zema explicou que o objetivo da onda roxa do Minas Consciente é reduzir drasticamente a velocidade de propagação do vírus e, assim, permitir que as cidades reestabeleçam a sua capacidade assistencial.

O cumprimento de normas expedidas será fiscalizado pelo Setor de Fiscalização e Posturas, pela Guarda Civil Municipal, que estarão sempre presentes nas ruas para se fazer cumprir todas as medidas dispostas no decreto.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP 👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário