Portal da Cidade Mariana

Informativo

Campanha de vacinação para cães e gatos começa nos distritos nessa segunda-feira

Entre os dias 27 de agosto e 14 de setembro acontecerá a Campanha de Vacinação Antirrábica nos distritos de Mariana.

Publicado em 23/08/2018 às 07:20
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Mariana I Divulgação)

Nesta segunda-feira, dia 27, até 14 de setembro, acontecerá a Campanha de Vacinação Antirrábica nos distritos de Mariana. O objetivo é vacinar 80% dos cães e gatos levantados pelo senso canino realizado na cidade em 2017. O horário é de 9h às 15h em 16 localidades.

Orientações - É importante que os proprietários compareçam aos locais de imunização levando seus cães com coleiras e, em caso de animais bravos, com focinheira. Já os gatos devem ser transportados em caixas ou sacos de linhagem, para evitar fugas ou acidentes. Animais doentes não podem ser vacinados.

Conheça a raiva - Apesar de ser considerada pouco comum, a raiva ainda é foco de preocupação pelas autoridades. A doença é incurável nos bichos, com 100% de fatalidade. A vacinação antirrábica é, hoje, a única forma de prevenção. Apesar das campanhas existentes há grande número de animais de rua, deixando a transmissão da doença ainda como possibilidade. A doença é transmitida através da saliva dos indivíduos contaminados, sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Sintomas - A raiva se apresenta nos cães em três tipos distintos: furiosa, muda e intestinal. Os principais sintomas são cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, agitação, latidos e mordidas no ar sem motivo aparente, além de agressividade, salivação excessiva e paralisia. Nos gatos, por exemplo, os sinais são parecidos aos dos cachorros e também podem incluir: falta de apetite, hidrofobia e febre.

Informações pelo telefone: 3558-2319

Nos bairros, a Campanha será no próximo mês (Melhores informações próximo a data). 

Fonte:

Deixe seu comentário