Portal da Cidade Mariana

Reflexos da pandemia

Está tendo problemas com o sono? Confira dicas para reverter a situação

Uma das maiores queixas da população nesta pandemia tem sido as dificuldades com o sono, seja o excesso ou a falta dele.

Publicado em 07/09/2020 às 05:30
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

A qualidade de vida das pessoas caiu consideravelmente neste processo de pandemia, o distanciamento social, a preocupação com a saúde, as questões financeiras e, basicamente, o cenário geral não têm contribuído para o bem estar geral.  

  • Um dos primeiros indicadores a sofrer alterações sérias, é o sono. Quando estamos muito preocupados e sobrecarregados, é comum que nosso sono “desapareça” e fiquemos agitados e, possivelmente, insones.  
  • Você tem tido problemas no sono? Se sim, saiba que não é o único, assim o Portal da Cidade traz valiosas dicas para você cuidar do seu sono. Confira:  
  • Procure maneirar seu consumo de café e produtos que contém cafeína (como chá preto, chá mate, refrigerantes, achocolatados, etc.), busque consumi-los até no máximo 16h pois eles ativam a atividade neuronal e impedem que seu cérebro “descanse”.  
  • Adote horários regulares de sono, buscando construir uma rotina de sono. Assim, você programa o seu cérebro, ele entenderá que “é hora do descanso”.  
  • Se tiver dificuldade para pegar no sono, busque ouvir áudios binaurais ou sons relaxantes algumas horas antes de dormir.  
  • Pratique a higiene do sono, desligando todos os aparelhos eletroeletrônicos e se afastando deles pelo menos uma hora antes de dormir (como celulares, televisores, computadores, etc.). 
  • Evite cochilos durante o dia, eles podem atrapalhar seu sono porque você já estará descansado na hora de dormir.  
  • Pratique atividades físicas, mesmo que em casa e no seu limite (alongue-se, suba e desça escadas, arrume a casa, etc.), pois um corpo cansado precisará descansar, e será mais fácil dormir.  
  • Coma alimentos leves no jantar e evite o consumo de bebidas alcoólicas, assim seu metabolismo não estará altamente agitado na hora de deitar.  
  • Faça atividades relaxantes antes de dormir e, se permanecer insone, não lute contra a insônia. É importante manter uma frequência de calma e tranquilidade, se não conseguir dormir ou despertar, faça uma atividade que não seja muito estimulante - como ler um livro ou tomar um banho relaxante - e, quando sentir sono, deite-se imediatamente. 

O Portal da Cidade de Mariana incentiva aqueles que puderem que se mantenham em isolamento social e façam a manutenção dos cuidados com a saúde no momento atual.  


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário