Portal da Cidade Mariana

Atendimentos

Hospital Monsenhor Horta emite nota sobre inadimplência da prefeitura

A instituição suspendeu, de forma temporária, os atendimentos eletivos a pacientes do SUS, devido à falta de repasses por parte da Prefeitura de Mariana

Publicado em 18/07/2023 às 16:44

Na tarde desta terça-feira (18/07), tanto a assessoria de comunicação do Hospital Monsenhor Horta, quanto a Prefeitura de Mariana emitiram notas sobre a suspensão temporária de atendimentos à pacientes do SUS. De acordo com a instituição de saúde, a prefeitura atrasou os repasses financeiros por quatro meses, o que prejudicou o pagamento dos honorários médicos, o acerto da folha de salário dos colaboradores, a compra de insumos e consequentemente a prestação de serviços. Por outro lado, a Prefeitura informou que tem responsabilidade com suas obrigações e contratos, mas o município se encontra com sérias restrições financeiras.

Lamentando a postura do Hospital, a Prefeitura informou ainda que a secretaria de saúde não foi notificada sobre qualquer tipo de suspensão e que garante à população que nenhum serviço deixará de ser prestado. "Caso a entidade insista nessa postura ameaçadora contra nosso município, estaremos cobrando judicialmente eventuais prejuízos e desassistência.", declarou.

Já a administração do Hospital informou que vem emitindo ofícios à secretaria de Saúde desde fevereiro."A última comunicação foi encaminhada à Administração Municipal em 14 de julho de 2023".

A normalidade dos atendimentos, no entanto, foi reestabelecida após reunião entre representantes da Prefeitura e do Hospital, onde a administração municipal repassou parte dos valores em atraso e se comprometeu a quitar os valores restantes. 

Fonte:

Deixe seu comentário