Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Máscaras caseiras tornam-se uma nova opção contra o Coronavírus

Além do isolamento social, do álcool em gel e da lavagem das mãos com água e sabão, as máscaras caseiras passam a ser aliadas na prevenção da doença

Publicado em 08/04/2020 às 06:55
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

O Ministério da Saúde vem recomendando o uso de máscaras de pano como uma barreira à propagação do Covid-19, de modo que qualquer pessoa possa fazê-las para se preservar. No site do Ministério já existe uma explicação de como produzir adequadamente o equipamento de proteção.

Já Organização Mundial da Saúde(OMS) recomenda a utilização das máscaras associada às outras medidas de segurança e também traz orientações sobre o uso, limpeza ou descarte, de acordo com os tipos de materiais.

A realidade é que tem sido difícil de encontrar esse tipo de equipamento de proteção individual no mercado, e a ideia é que as máscaras especificamente voltadas para o uso dos profissionais de saúde, cheguem aos hospitais. Por esse motivo, a população têm se organizado e vem confeccionando as máscaras de tecido como uma alternativa para a prevenção e combate à propagação da doença.

Nathalia Luana Weber Peres é formada em enfermagem. Além de praticar o isolamento social tem confeccionado máscaras em tecido. “Com uma camada dupla, uso tecidos 100% em algodão e elástico para colocar atrás das orelhas. Não pode ser um tecido fininho”, explica Nathalia.

O uso da máscara busca evitar que alguém se contamine ao colocar as mãos no rosto e, no caso de indivíduos portadores do vírus que se mostram assintomáticos, não contaminar involuntariamente outras pessoas.

Além de Nathália, outras pessoas como Maria Cecília Marques de Oliveira e Maria do Carmo Lopes, também estão movimentando seus negócios com a confecção e venda das máscaras artesanais em tecido. Ambas têm recebido muitos pedidos, cerca de 15 máscaras por dia desde o dia 3 de abril.

Em situações como essa, é muito importante dar total atenção à prevenção e cuidados com a família.

Quer saber mais sobre as máscaras ou adquirir a sua? Acesse @Pontos_comamor (instagram)// Cecília Marques (facebook)


Fonte:

Deixe seu comentário