Portal da Cidade Mariana

Dengue

Minas Gerais registrou um aumento de 41% nos casos de dengue em 2024

Dengue avança em Minas Gerais e especialistas alertam para a importância de diferenciar os mosquitos

Publicado em 19/02/2024 às 11:25
Atualizado em

As diferenças entre o mosquito da dengue e o pernilongo e os cuidados que devemos ter com o aumento dos casos da Dengue (Foto: Redes Sociais)

Minas Gerais registrou um aumento de 41% nos casos de dengue em 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, foram confirmados 12.345 casos da doença, sendo 23 óbitos.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com água parada e limpa. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dor no corpo, manchas vermelhas na pele e, em casos graves, sangramento e choque.

Para prevenir a dengue, é fundamental eliminar os possíveis criadouros do mosquito, como pneus, garrafas, vasos de plantas e caixas d'água. Além disso, é recomendado o uso de repelentes, telas nas janelas e portas, e vacinação para quem ainda não teve a doença.

No entanto, muitas pessoas confundem o Aedes aegypti com o pernilongo comum, que não transmite a dengue, mas sim outras doenças, como a filariose e a encefalite. O pernilongo, também conhecido como Culex quinquefasciatus, é menor, tem cor marrom e não possui listras brancas no corpo, como o Aedes aegypti.

Segundo o entomologista João Pedro, da Universidade Federal de Minas Gerais, é importante saber diferenciar os mosquitos para evitar pânico e tomar as medidas adequadas. "O pernilongo costuma picar à noite, enquanto o Aedes aegypti é mais ativo durante o dia. O pernilongo também faz um zumbido característico, que o Aedes aegypti não faz. Além disso, o pernilongo prefere água suja e poluída para se reproduzir, enquanto o Aedes aegypti gosta de água limpa e parada", explica.

O especialista ressalta que, apesar de não transmitir a dengue, o pernilongo também pode ser um problema de saúde pública, pois pode carregar parasitas e vírus que causam outras doenças. Por isso, ele recomenda que as pessoas também evitem o acúmulo de água suja, usem repelentes e procurem atendimento médico em caso de sintomas suspeitos.

Veja as principais diferenças entre os mosquitos:

O tamanho

A primeira diferença distinta entre os dois está no tamanho de cada um.

O Culex mede de 3 a 4 milímetros. O Aedes pode medir de 5 a 7 milímetros. Ou seja, quase o dobro do tamanho.

Claro que não há como medir um mosquito com uma régua, ainda mais por serem difíceis de capturar. Mas apenas de bater o olho já dá para notar se o mosquito tem um tamanho normal, ou se ele é um grandalhão.

A cor

Além do tamanho bem diferente entre os dois, outro detalhe básico é a cor dos mosquitos.

O Culex possui uma cor marrom bem clássica desses insetos. Nada que chame muito a atenção. É até difícil ver ele contra a pele, dependendo do tom.

Já o Aedes Aegypti possui o corpo preto com faixas brancas. Parece com uma camisa de presidiário. Ele é bem distinto e fácil de ser reconhecido.

O horário de alimentação

O pernilongo comum, como todo mundo já está acostumado, é um inseto noturno. Ele começa a procurar por alimento depois das 18 horas.

Quando mosquitos estão incomodando durante a noite é 100% de chance de ser um Culex comum.

Em contrapartida o Aedes só tem atividade durante o dia, geralmente das 9h às 13h. Quase que um horário de almoço. Ataques nesse horário são preocupantes.

O barulho que fazem durante o voo

Sabe aquele barulhinho bem chato que o mosquito faz? Bem parecido com um “bzzzzz”. Esse barulho é característico apenas do pernilongo.

O Aedes Aegypti não possui som algum, ele é silencioso. Esse é um dos fatores preocupantes do mosquito da dengue, ninguém ouve ele chegando.

Velocidade de voo

O Culex é menor e consequentemente mais fraco do que o seu primo perigoso. Isso também se aplica as asas das duas espécies.

Os pernilongos comuns voam bem mais lentos do que os Aedes. Eles são lentos o suficiente para serem esmagados ou mortos por raquetes elétricas.

O Aedes, por sua vez, é muito rápido e ágil. Dificilmente é possível matar um mosquito da dengue com uma raquete elétrica ou com uma chinelada.

Local de picada

O local da picada também possuí uma diferença muito grande.

A diferença entre a picada do mosquito comum e o da dengue está nas marcas deixadas pelos dois.

O Culex deixa marcas por onde ele passa. Pele irritada, coceira e vermelhidão são os principais sintomas da picada causada pelo Culex.

Infelizmente o mosquito da dengue também é silencioso com a sua picada. Ele não deixa sinais, marcas, dor ou coceira. Ele pica, suga seu sangue e vai embora e nem é possível de sentir a sua ação.

Juntando isso com o seu voo silencioso, o mosquito da dengue é um perigo quase imperceptível.

Como se prevenir contra os mosquitos

Tanto o Culex quanto o Aedes botam seus ovos no mesmo lugar. Em água parada. A diferença é que o Aedes prefere água limpa e tem os ovos muito mais resistentes.

Para evitar problemas com qualquer espécie de mosquito, a dica é bem simples. Prevenção.

Confira algumas dicas que podem ajudar a prevenir o aparecimento desses insetos:

Mantenha a caixa d’água sempre com a tampa adequada;

Evite o entupimento de calhas através da limpeza e manutenção periódica;

Não deixe água a da chuva acumular na laje;

Lave com escova e sabão todos os containers de água;

Encha o pratinho dos vasos das plantas com área;

Troque a água dos animais todos os dias e lave os potes uma vez por semana;

Não deixe nenhum objeto que possa acumular água em local aberto.

Seguindo essas dicas simples você não irá precisar se preocupar nem com o mosquito da dengue e nem com o chato do pernilongo.

Fonte:

Deixe seu comentário