Portal da Cidade Mariana

Doença infecciosa

Minas tem dois casos suspeitos de Varíola dos macacos

Temos escutado falar sobre essa doença nos últimos dias, mas você sabe do que se trata? Confira!

Publicado em 14/06/2022 às 10:48
Atualizado em

(Foto: Shutterstock)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está investigando dois possíveis casos de varíola dos macacos em Minas. Um deles é em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Se trata de um paciente, do sexo masculino, de 41 anos, que morreu no fim de semana. Ele estava internado em um hospital privado da cidade.

O outro caso suspeito é investigado em Ituiutaba, porém conforme o comunicado da SES-MG, os dois casos em Minas não têm histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior.

O homem que morreu em Uberlândia trabalhava como policial penal em Araguari. Por conta da suspeita da doença foram passados protocolos rígidos para a realização do sepultamento. Além disso, a equipe médica do local de trabalho do homem foi orientada a seguir todos os protocolos de segurança.

Há três casos da varíola confirmados no Brasil


Foram confirmados dois casos da doença em São Paulo (SP) e um em Porto Alegre (RS). O terceiro caso diagnosticado na noite de domingo (12) foi notificado como “caso importado” pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul e confirmado pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo.

O que é a varíola dos macacos?

Uma doença identificada pela primeira vez em 1958 entre macacos de laboratório. O primeiro caso em humanos foi notificado em 1970, na República Democrática do Congo. A doença causa sintomas semelhantes aos de uma gripe. A pessoa contaminada pode ter febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares e algumas lesões na pele. São manchas vermelhas que se espalham pelo corpo e provocam coceira.

Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp ou Telegram. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: WHATSAPP👈 TELEGRAM 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Fonte:

Deixe seu comentário