Portal da Cidade Mariana

Boas dicas

Motorista, você sabe como se manter seguro em seu carro?

Confira dicas para saber como higienizar o seu veículo adequadamente

Publicado em 19/05/2020 às 21:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Muitas pessoas utilizam seus veículos como ferramentas de trabalho, outros os utilizam para o deslocamento e funções no dia a dia. Em função disso, nós vamos te ajudar a saber

quais as melhores maneiras de esterilizar seu automóvel e mantê-lo limpo e seguro.

A situação que vivemos demanda atenção redobrada para hábitos de higiene.

Portanto, aqui vão boas dicas para garantir a manutenção de um veículo seguro para você e sua família.   

ETAPAS DE HIGIENIZAÇÃO 

  • Quais são os produtos apropriados? 

A melhor opção é o convencional: água e sabão neutro, detergente ou sabonete líquido. É interessante que os produtos em uso sejam neutros para ajudar a conservar a estrutura do carro. 

Fuja de: solventes (a base de álcoois, acetona, querosene, etc). Eles vão deteriorar os componentes plásticos e revestimentos do veículo - como tecido ou couro - e também não previnem a propagação do vírus, nesse caso. 

  • Por onde começar? 

Habitue-se a passar uma flanela por todo o veículo como que espanando-o quando sair com o carro. Faça isso em partes como: painéis, teto, bancos, encosto, revestimento de portas, porta-copos e porta-objetos, teclas e botões, maçanetas, apoios de braço, alças, telas e cintos de segurança. Depois, utilize um pano umedecido apenas com água para fazer a limpeza inicial, depois passe um pano com sabão neutro diluído em água e retome todo o processo.  

Priorize os locais de mais contato no carro, como volante, alavanca da transmissão e sistemas de som ou multimídia, retrovisores, tampa do reservatório de combustível, maçanetas internas e externas e até mesmo a chave. 

Para os sistemas de som/multimídia vale aplicar um produto específico para o touchscreen, garantindo uma limpeza mais adequada e cuidadosa. 

  • Outras partes do veículo 

Bancos e carpetes também precisam ser limpos, você pode usar a mesma solução das outras áreas ajudando a garantir que vírus e bactérias não resistam na superfície.

E para os tapetes de borracha, é importante tirar o excesso de pó. Depois, utilize a solução de água e sabão neutro, esfregue e enxague bem e deixe secar.  

Já nos vidros, utilize produtos específicos para o material, removendo gorduras e sujeiras mais pesadas. 

  • Medidas preventivas 

É importante reduzir o uso do ar e manter os vidros abertos para circular mais ar. Se utilizar o ar-condicionado, dê prioridade ao modo aberto, evitando a recirculação de ar. E se lembre de manter a manutenção do ar em dia, trocando o filtro de pólen (ou de cabine) para garantir a retenção das impurezas do ambiente. 

Caso dê caronas ou trabalhe como motorista, é importante sempre carregar consigo álcool em gel e álcool 70º para que possa usar e oferecer a quem viaja com você. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário