Portal da Cidade Mariana

Editorial

O que representa a transição para a Onda Amarela do Minas Consciente

As pessoas não querem acreditar que precisam mudar seu modo de vida por causa do coronavírus. Você precisa convencê-los de que estão errados.

Publicado em 30/08/2020 às 00:37
Atualizado em

Minas Consciente (Foto: Governo de Minas Gerais)

Comerciantes que se encontravam em compasso de espera, com as portas de seus estabelecimento fechadas, começam nessa segunda feira (31) uma nova fase comercial.

O “Novo Agora” impôs para todos nós adaptações em relação ao nosso convívio social, nesse novo tempo de flexibilização do distanciamento social.

A ACIAM/CDL (Associação Comercial e Industrial de Mariana) que tanto brigou pela reabertura das atividades comerciais de forma consciente agora deve ter um papel ainda mais fundamental. Ficar atento. Fiscalizar e apoiar os órgão de saúde. Para não flexibilizar ao ponto de relaxar e acabar voltando para o Onda Vermelha.

Após revisão do Plano Minas Consciente - Governo de Minas Gerais - e uma determinação da justiça mineira obrigando a todos os municípios a adesão ao Plano, o governo de Minas autoriza que 362 cidades reabram os serviços considerados não essenciais.

Mariana faz parte desses municípios que passam para a Onda Amarela.

O nível intermediário, amarelo, libera atividades tidas como não essenciais, mas com baixa possibilidade de disseminação do vírus. Autoescolas, floriculturas, salões de beleza e livrarias. Aqui, bares e restaurantes estão autorizados a abrir as portas, desde que cumpridas as medidas sanitárias e de distanciamento.

Veja o que pode funcionar:

Cidades na onda amarela: salões de beleza, autoescolas, papelarias, livrarias, lojas de produtos eletrônicos e estabelecimentos de artigos esportivos.

A nova versão do plano altera, sobretudo, a lógica das ondas. Anteriormente, a fase verde, por exemplo, determinava a abertura somente dos serviços essenciais. Agora, é a última etapa do programa.

Atividades também foram transferidas de nível. Os salões de beleza, já considerados de alto risco, foram “promovidos” ao patamar intermediário. Academias de ginástica, que estavam no estágio destinado às atividades sem previsão de retorno, foram alçadas à onda verde.

Bares e restaurantes, liberados apenas no sistema delivery, podem abrir as portas nos municípios identificados com as cores amarela ou verde.

Escolas em ‘onda especial’

Fechadas desde meados de março, as escolas estaduais não compõem nenhuma das três ondas definidas pelo Executivo mineiro. Elas estão em uma fase chamada de “especial”, à parte das demais.

Mas o que podemos fazer para que nosso município não regrida. Para não voltar ao momento mais rigoroso no distanciamento. 

A responsabilidade é de cada um de nós.


As pessoas mais velhas, muitas vezes, são as mais propensas a negar os riscos de adoecer e a se recusar a mudar seus hábitos, mesmo que sejam também quem corre mais risco. Isso pode acontecer porque elas não querem se enxergar como “velhas” – mas é a obrigação dos mais jovens abrir os olhos delas sem assustá-las. 

Então, o que você pode fazer para combater o novo coronavírus?

1. Insista que sua empresa ou escola tome medidas para prevenir o contato social;

2. Pense e exija que essas medidas também protejam as pessoas mais expostas, como seguranças, faxineiros e prestadores de serviços terceirizados;

3. Pare de ir a eventos e espaços cheios;

4. Pratique boa higiene;

5. Fique em casa por até 14 dias se você teve contato com alguém suspeito de ter coronavírus ou se você tem sintomas;

6. Só vá para o hospital se tiver sintomas graves ou tiver tido contato com alguém infectado;

7. Pare de apertar a mão e dar beijos de cumprimento nas pessoas;

8. Corrija todo mundo ao seu redor que não fizer isso.

Mas qual é o efeito de tudo isso? O vírus vai se espalhar de qualquer forma, né? Vai, mas se não tomarmos os devidos cuidados mais pessoas podem morrer desnecessariamente por falta de atendimento se muitas ficarem doentes num mesmo período.

Estamos juntos nisso, goste você ou não. Isso significa que uma devemos continuar atentos e com os mesmos cuidados

Agora, mais do que antes, devemos tomar todo o cuidado possível para derrotarmos de vês esse inimigo em comum.


Fonte:

Deixe seu comentário