Portal da Cidade Mariana

Armadilhas

Prefeitura apresenta estratégias e mobilização no combate às arboviroses

O secretário de Saúde alerta a população sobre o aumento dos casos de dengue no Município e pede para que a população receba os agentes

Publicado em 23/02/2024 às 14:35
Atualizado em

Ouro Preto apresenta 483 casos positivos para a dengue e 2 casos postivios para chikungunya. (Foto: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto tem adotado medidas preventivas contra a dengue, Zika e Chikungunya. As medidas adotadas pela Prefeitura, segundo a Vigilância de Zoonoses, incluem mutirões de combate à dengue e a intensificação das ações dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Estimativas do Ministério da Saúde mostram que o país pode ter de 1,5 milhões a 5 milhões de casos da doença em 2024. Até a data de 22 de fevereiro, Ouro Preto apresenta 483 casos positivos para a dengue e 2 casos positivos para Chikungunya.

A Prefeitura de Ouro Preto, reforçando nosso compromisso com a saúde pública, intensificou as ações de combate ao mosquito, com a realização de mutirões de limpeza, aplicação do UBV (Ultra Baixo Volume, um inseticida que mata as formas adultas do Aedes aegypti), quando necessário, aplicação de larvicidas, vistorias e instalações de ovitrampas, armadilhas de monitoramento sobre o Aedes aegypti. A instalação das armadilhas acontecem em todo o Município e é uma forma de fazer o monitoramento em tempo real do comportamento do mosquito, além de tornar as ações de combate mais efetivas.

O secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, alerta a população sobre o aumento dos casos de dengue no Município e pede para que a população, receba os agentes de combate as endemias, que estão atuando de maneira intensiva nos principais locais em que há maior incidência de casos positivos quanto de presença de ovos ou do mosquito.

A colaboração da população é essencial para vencermos a luta contra a dengue, mantenha a caixa d’água bem fechada, receba bem os agentes de endemias, amarre bem os sacos de lixo, coloque areia nos vasos de planta, guarde pneus em locais cobertos, limpe bem as calhas de casa, não acumule sucata e entulho, e esvazie garrafas PET, potes e vasos.

Em caso de focos de dengue, contate a Vigilância em Zoonoses pelos telefones 3559-3294 ou 3559-3250, ou denuncie pela Ouvidoria Municipal, pelos telefones 3559-3284 e 31 99752-6357 (WhatsApp), ou pelo e-mail ouvidoria@ouvidoriaouropreto.com.br .

Ao apresentar sintomas como febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo procure atendimento na sua UBS de referência ou na UPA Dom Orione.

Fonte:

Deixe seu comentário