Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Prefeitura de Mariana suspende atividades de serviços devido à Covid-19

Medida é válida até o fim deste ano e impede a realização de eventos esportivos, confraternizações e festas de aniversário e casamento.

Publicado em 24/11/2020 às 21:00
Atualizado em

Prefeitura de Mariana suspende atividades de serviços devido à Covid-19. (Foto: Portal da Cidade Mariana)

A Prefeitura Municipal de Mariana publicou, nesta terça-feira (24), a recomendação técnica nº 51 que delibera sobre a suspensão de atividades e serviços na cidade. Segundo a nota do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, disponível no site da prefeitura, estão suspensas, até 31 de dezembro de 2020, todos os eventos esportivos, confraternizações, festas de aniversários e casamentos e espaços com música ao vivo.

De acordo com a deliberação Covid-19, de 18 de novembro de 2020, que aprova a reclassificação das fases de abertura das macrorregiões de saúde previstas no Plano Minas Consciente, Mariana, por pertencer à região Macrocentro, está na onda verde do Minas Consciente, que permite o funcionamento de serviços não essenciais com maior risco de contaminação como a realização de eventos.

Entretanto, a mesma deliberação, aponta que a microrregião de Ouro Preto, que a Primaz de Minas também pertence, está na onda amarela que tem média restrição de atividades socioeconômicas. Diante disso, Mariana optou por seguir a reclassificação da Macrorregião e permanecer na onda verde.

Outro fator considerado pelo comitê foi a “análise de indicadores estratégicos, como a taxa de ocupação de leitos de UTI e a média móvel de casos positivos, que apresentam tendência crescente”, consta no documento.

Conforme a nota, a recomendação da suspensão das atividades listadas pode sofrer alteração caso haja mudanças nos indicadores estratégicos de saúde.

Testagem para Covid-19 em Mariana

Segundo o informativo Covid-19, divulgado pela Prefeitura, em Mariana, já foram realizados 42 mil testes para diagnosticar casos de infecção pelo novo coronavírus. Desse número, 15.571 testes foram realizados pelo município e 26.429 por empresas privadas.

Casos confirmados

Conforme dados atualizados pelo boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Mariana na noite desta terça-feira (24), o município registra, até o momento, 2.534 casos confirmados, sendo que cinco se encontram internadas, e 24 óbitos. Além disso, há 159 casos estão em investigação, sendo dois estão internados, 2.499 pessoas se recuperaram e os demais estão em isolamento domiciliar, bem como seus familiares.


Foto: Divulgação Prefeitura de Mariana

Ainda de acordo com a nota técnica nº 253 da Prefeitura de Mariana, 63% das pessoas confirmadas com a Covid-19 são homens e 37% mulheres. Já em relação à faixa etária, a maioria tem entre 31 a 40 anos, correspondendo a 29,55%. Outro dado que chama atenção é que entre os óbitos registrados, 95,8% apresentava alguma comorbidade e 4,2% não.



Em relação à taxa de ocupação dos dez leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Ouro Preto, disponibilizados para atender a microrregião de Mariana, Ouro Preto e Itabirito, chegou a 90%, sendo que seis estão com pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), Minas Gerais tem 399.536 casos confirmados e 9.804 óbitos. No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, atualizados às 18h30 de terça-feira (24), são 6.118.708 casos confirmados e 170.115 óbitos.


Foto: Reprodução boletim da Prefeitura de Mariana


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário