Portal da Cidade Mariana

Comemoração

“Qualquer lugar que exista atividade humana a Psicologia pode se inserir.”

“Não podemos ter medo de nós mesmos, toda jornada de autoconhecimento termina em bons frutos.” (Natanael)

Publicado em 27/08/2018 às 06:24
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

Hoje, dia 27 de agosto, comemora-se o “Dia do psicólogo”. Trata-se da data que, em 1962, a profissão passou a ser regulamentada por lei. Todavia, a lei só entrou em vigor em 1964 e o Conselho Federal de Psicologia surgiu em 1971. Muitos acreditam que a psicologia surgiu a partir da filosofia, entretanto, hoje em dia sua atuação se expande e essa ciência está presente entre as pesquisas acadêmicas, como também nas escolas, empresas, além do mais conhecido, que é o meio clínico.

Pensando nisso, o Portal da Cidade Mariana trouxe para você uma entrevista com o psicólogo Natanael Magalhães Soares, atuante em nossa cidade, para contar um pouco para você sobre esse campo que é a psicologia.

 Quais os principais campos de atuação da psicologia?

Qualquer lugar que exista atividade humana a Psicologia pode se inserir.

 Em que tipo de situação é aconselhável o acompanhamento psicológico?

Sempre quando existe um sofrimento ou um bloqueio que está atrapalhando aquela pessoa de se desenvolver. No entanto, a psicoterapia é um instrumento de investigação e autoconhecimento que pode ser usado para pessoa se conhecer melhor e trabalhar a autoestima, suas emoções, suas escolhas, entre outros.

 Quais os métodos de terapia você normalmente usa com seus pacientes? Importa-se de explicar um pouco sobre eles?

Os métodos usados são ferramentas que vão depender da linha ou eixo teórico que o profissional segue. Cada linha tem uma concepção de homem diferenciada e métodos próprios. Porém creio que todas vão levar a pessoa a falar de si mesma e se conhecer a níveis mais profundos. Na psicoterapia humanista se busca uma compreensão profunda da pessoa através do método fenomenológico, empatia, técnicas para manter a continuidade do discurso, especulares e espelhares.


O que é a psicoterapia humanista e o que são os métodos fenomenológicos?

Valoriza o ser humano como o principal responsável por si mesmo e com todas as capacidades latentes para resolver suas questões sendo o psicoterapeuta o catalisador que oferece as condições necessárias e o ambiente necessário para sua própria autonomia. O método fenomenológico é um método que permite ao profissional suspender seus conceitos ou filosofias para um atendimento integral com foco na experiência que se apresenta, nesse caso o cliente.


 Quais são os principais desafios que você encontra como psicólogo?

A prática exige uma conduta ética exemplar, o que implica numa responsabilidade social muito grande, então muitas coisas que às vezes poderiam ser lucrativas são prejudiciais ao outro e temos que nos recusar a fazer. Também exige uma capacidade de escuta formidável livre de pré-julgamentos e preconceitos, isso exige uma capacidade de abstenção da vivência pessoal. Além de que diante de todas as teorias e fórmulas nos cabe encontrar a singularidade em cada caso.


 O que você diria para pessoas que querem começar terapias mas ainda não tiveram coragem?

 Não podemos ter medo de nós mesmos, toda jornada de autoconhecimento termina em bons frutos.

Fonte:

Deixe seu comentário