Portal da Cidade Mariana

Cuidados

Saiba quais os cuidados da pele para manejar os desgastes causados pelos EPI’s

Para muitas pessoas, em especial os profissionais da saúde, o uso das máscaras e outros EPI’s têm provocado mazelas cutâneas… veja como cuidar da sua pele

Publicado em 25/05/2020 às 04:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Muitos dos profissionais da saúde que estão na linha de frente dos cuidados e tratamento dos pacientes com coronavírus - além dos outros trabalhadores que estão atuando em ambiente hospitalar, mesmo que sem lidar com aqueles com a doença - dos hospitais vêm se queixando de irritações e ferimentos causados pelo uso prolongado dos Equipamentos de proteção individual (EPI’s).


Além deles, existem funcionários de diversos setores que seguem com seus trabalhos e, assim, têm usado as máscaras por muito tempo, ao longo de toda a jornada. E, não somente, algumas pessoas têm peles sensíveis e sentem surgir fissuras ou abrasões - especialmente em tempo seco - mesmo em um curto período de uso dos equipamentos. E não usá-los neste momento também não é uma opção, todavia existem medidas a serem tomadas que podem, sim, minimizar as lesões.

Confira algumas dicas interessantes para cuidar da sua pele:  

  • Faça a aplicação de hidratantes - se possível, dê preferência aos específicos para o rosto - na região que toca diretamente nos equipamentos. Faça a aplicação uma hora antes do uso dos EPI’s para que possa acontecer a completa absorção do produto, de modo que a pele possa ficar protegida e a oleosidade deste não interfira na adesão da máscara ao rosto.  
  • Você pode fazer compressas geladas na pele após o uso dos equipamentos, isso vai aliviar o desconforto se houver lesões. O recomendado é fazê-las com soro fisiológico (que também é hidratante) ou com algum chá de ervas que seja calmante (como camomila ou alfazema)... mas sem açúcar hein!  
  • Caso esteja fazendo uso de dermocosméticos para tratamentos cutâneos que sejam agressivos - como ácidos, produtos anti-acne, abrasivos e afins - é interessante suspender o uso para evitar a descamação e prevenir feridas.  
  • Caso você tenha alguma doença de pele, é interessante manter o acompanhamento mais de perto… não deixe de procurar um dermatologista para receber orientações mais específicas para o seu caso.   
  • Siga as recomendações de verificação de uso e troca de EPI’s a cada duas ou quatro horas (de acordo com o uso e o ambiente). Ao realizar a troca, verifique as condições da pele na área de contato com o mesmo e, se necessário, faça ajustes na disposição dos mesmos no seu rosto.  

Não deixe de usar as máscaras e equipamentos de proteção, é necessário para a sua segurança, de sua família e da sociedade. O Portal da Cidade de Mariana incentiva, aqueles que podem, que façam o isolamento social e prezem pelos cuidados com a saúde no momento atual e que mantenham-se antenados nas notícias e orientações dos órgãos oficiais. 

E você, quais tipos de máscara tem usado? As tradicionais? Coloridas? Caseiras? Conte aqui nos comentários…  


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

 

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.


Fonte:

Deixe seu comentário