Portal da Cidade Mariana

Saúde

UBS's oferecem tratamento para sífilis

Causada pela bactéria Treponema Pallidum, a doença pode ser adquirida por ato sexual ou contato com o sangue de pessoa infectada.

Publicado em 24/11/2023 às 10:26

Os sintomas surgem em média entre seis semanas e seis meses após a infecção, e duram em média entre quatro e 12 semanas. (Foto: Prefeitura de Mariana)

O tratamento para a sífilis é simples e eficiente. A Secretaria Municipal de Saúde realiza o diagnóstico e proporciona o tratamento medicamentoso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's).

Causada pela bactéria Treponema Pallidum, a doença pode ser adquirida por ato sexual ou contato com o sangue de pessoa infectada. A contaminação também pode ser congênita, quando transmitida para a criança durante a gestação ou parto.

A principal forma de prevenção da sífilis é o uso do preservativo em todas as relações sexuais (anal, oral e vaginal). Se não tratada a tempo, a doença pode comprometer o sistema nervoso central e cardiovascular, além de órgãos, como olhos, pele e ossos.

Veja os registros de diagnóstico em Mariana, no mês de outubro.

Notificações de sífilis realizadas entre 01/10 e 31/10/2023

Sífilis adquirida 20

Sífilis congênita 03

Sífilis em gestantes 06

Saiba Mais

Os sintomas da sífilis incluem:

Pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro)

Ínguas (caroços) nas virilhas

Manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés

Febre

Mal-estar

Dor de cabeça

Os sintomas surgem em média entre seis semanas e seis meses após a infecção, e duram em média entre quatro e 12 semanas.

A sífilis pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis se não tratada. A doença pode ainda ser transmitida para o feto durante a gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. 

Fonte:

Deixe seu comentário