Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Artesãos e produtores de Mariana recebem consultoria do estilista Ronaldo Fraga

Projeto Minha Casa em Mim, com participação de 12 grupos, é realizado em parceria com a Associação de Cultura Gerais

Postado em 12/02/2020 às 07:39

Doze grupos de artistas de Mariana (MG) e região receberam, entre os dias 20 a 24 de janeiro, visitas técnicas do estilista Ronaldo Fraga. Os encontros fazem parte do projeto Minha Casa em Mim, que visa valorizar os trabalhos artesanais da região levando mineiridade com linguagem e identidade própria dos grupos.

O projeto, realizado pela Associação de Cultura Gerais (ACG) em parceria com a Fundação Renova, promove oficinas com o estilista e outros consultores. O objetivo é que os grupos produzam peças artesanais que possam compor a decoração de uma casa, como colchas, panos de pratos e utensílios domésticos, e que levem o espírito de onde ele é feito, a fim de fortalecer a imagem de Minas Gerais em outros mercados.

Os produtos serão lançados em um evento no Grande Hotel Ronaldo Fraga, em Belo Horizonte, com participação de lojistas e clientes.

“O nosso desafio é esse, dentro do universo do que os artesãos locais produzem, encontrar produtos em condição de buscar excelência, produtos de qualidade. Economia criativa e integração de um coletivo, é nisso que acreditamos”, diz Ronaldo Fraga.

Os artistas que fazem parte do processo como consultores são Ana Vaz, artista mineira, designer de produtos e consultora de gastronomia regional e nacional, Marcelo Maia, designer e mestre na arte de transformação do bambu, e Babá Santana, mestre paraibano da papietagem, técnica artesanal em que se utiliza papel recortado e cola para dar forma a uma escultura ou objeto.

Para a analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, Jucilene Martins, o projeto permite a integração coletiva dos grupos de vários segmentos. “Com produtos diferentes, em uma grande rede de produtos, estimulamos a economia criativa e valorização da produção regional, fortalecendo o espírito de Minas Gerais”, diz.

Os grupos que fazem parte do projeto são Movimento Renovador de Mariana, Feira Marte, FAM, Mães da Colina, Coletivo de Camargos, Coletivo de Padre Viegas, Associação de Artesanato de Monsenhor Horta, Associação de Artesanato de Cláudio Manoel, Coletivo Padre Viegas, Meninas da Barra (Barra Longa), Cooperativa Rural Mista de Gesteira (Barra Longa), Arte Mãos e Flores e Mãos que Brilham de Antônio Pereira (Ouro Preto).

Sobre a ACG

A Associação de Culturas Gerais (ACG) é uma consultoria turística com foco na produção associada ao turismo com sede em Mariana desde 2006, desenvolvendo trabalhos sobre economias criativas, colaborativas, compartilhadas, multimoedas e emocional, cooperativismo e desenvolvimento local.

Para preservar e promover as manifestações culturais da região, resgatar os saberes e tradições, além de valorizar as pessoas que trabalham com o artesanato em Mariana e região, o Coletivo Catarse foi criado pela Associação de Cultura Gerais (ACG) em parceria com a Fundação Renova.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa - Fundação Renova

(31) 3298-9707

imprensa@fundacaorenova.org


Fonte:

Receba as notícias de Mariana no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário