Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

CODEMA faz vistoria em barragem de Marzagão, em Ouro Preto

Conselho de Defesa do Meio Ambiente levou 15 conselheiros na barragem da empresa Hindalco Brasil

Publicado em 31/10/2019 às 07:29

(Foto: Prefeitura de Mariana Departamento de Comunicação)

O Conselho de Defesa do Meio Ambiente visitou, nesta quarta-feira (30), a barragem da empresa Hindalco Brasil, em Ouro Preto.  

A visita foi feita depois de uma requisição do Conselho, realizada na última reunião, no dia 14 deste mês. Nela, a empresa havia solicitado uma declaração de conformidade e licenciamento para o início das atividades do projeto “Fazenda do Gama”. O conselheiros pediram, então, que a Hindalco proporcionasse uma visita à barragem de Marzagão, que se encontra no bairro Saramenha, em Ouro Preto, com o intuito de vistoriar a condição da mesma.  

A barragem encontra-se, hoje, em processo de descomissionamento, ou seja, não recebe mais rejeitos de minério. Por estar inativa, os rejeitos são processados à seco, através de filtros-prensa, que retiram toda a água contida no resíduo.  

O monitoramento da barragem de Marzagão é feito através de piezômetros (equipamento utilizado para medir pressões estáticas e compressibilidade dos líquidos). Além de um monitoramento visual, a Hindalco também realiza o controle da vazão e turbidez da água.  

A visita contou com a presença de 15 conselheiros do Codema e foi conduzida pelo supervisor da barragem, Sidne Rossi, e pelo diretor da Hindalco, Eli Murilo. 


Fonte:

Deixe seu comentário