Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Governo de Minas revê isolamento

Zema anuncia estudo, semana que vem, para avaliar volta de alguns setores

Publicado em 28/03/2020 às 00:24
Atualizado em

Ameaça do Coronavírus (Foto: Redes Sociais)

Isolamento Social (Foto: Redes Sociais)

Em meio à escalada dos casos de Covid-19 em Minas Gerais, um estudo de relaxamento da quarentena em parte do Estado será iniciado na próxima semana. Até esta sexta-feira, 21.691 notificações suspeitas foram registradas no território – um aumento de quase 25% em comparação ao dia anterior. Ao todo, 189 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus e 28 óbitos são investigados. 

Belo Horizonte bateu a marca de 118 infectados. Também há doentes em outras 23 cidades. 

A reabertura de alguns segmentos comerciais, informou o governador Romeu Zema durante pronunciamento nesta sexta-feira, visa a amenizar os impactos sociais causados pelo isolamento, preconizado pelas autoridades de saúde como forma de conter o avanço da doença que assola todo o mundo.

Segundo o gestor, o novo coronavírus se espalhou de forma desigual pelo território e as medidas a serem analisadas levarão em conta os índices de novos infectados pela Covid-19. “Não estamos determinando a reabertura de nada, será estudado. Será algo no condicional, não é uma via de caminho único. Estamos otimistas, sim, (sobre) ser possível liberar algumas atividades em algumas regiões do Estado”, disse. 

Romeu Zema pondera não ser justo todas as cidades receberem o mesmo tratamento. “É como se tivéssemos pessoas com 42 graus de febre, outras com 40 e outras com 38. Estamos dando a mesma dosagem de medicamento para todas. Portanto, a dosagem pode mudar”.

Necessário

A quarentena é, para especialistas, a forma mais eficaz de impedir um número significativo de infectados, principalmente ao mesmo tempo – o que pode sobrecarregar o sistema de saúde. 

No caso da Covid-19, pesquisas indicam que um paciente contaminado pode transmitir o vírus para outros três. No caso de H1N1, a taxa é de um para 1,5.

A epidemia está começando agora por aqui, e o isolamento social é muito importante para evitar o pico dos casos. Os locais que adotaram essa medida tiveram bons resultados. Já os que não seguiram essa recomendação vivem um cenário catastrófico, como se passa na Itália”, destaca o infectologista Carlos Starling, ex-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia (SMI).

Além disso

Um jovem de 18 anos, que apresentava sintomas do novo coronavírus, morreu, na última quarta-feira, no Hospital Infantil São Camilo, em Belo Horizonte. Segundo a assessoria da unidade de saúde, ele apresentava um quadro de síndrome respiratória aguda grave e era portador de comorbidades.

O paciente estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o caso suspeito foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs). A Secretaria de Estado de Saúde informou que ainda não é possível afirmar que o rapaz morreu de Covid-19.

Em Minas Gerais, a maior incidência da doença ocorre entre a população masculina. Dos 189 infectados com o novo coronavírus, 110 são homens e 79 são mulheres. A faixa etária mais atingida é de 20 a 59 anos, com 159 doentes. Outros 28 têm idades acima de 60 anos. Um bebê de menos de 1 ano também testou positivo. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário