Portal da Cidade Mariana

AÇÃO

Obras de Bento Rodrigues podem ser vistas em passeio virtual

Há ainda o atendimento a cada futuro morador por um arquiteto contratado pela Fundação Renova

Publicado em 18/09/2019 às 01:33

A Fundação Renova, instituída para reparar e compensar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão lançou, este mês, o tour virtual das obras do reassentamento coletivo de Bento Rodrigues. O objetivo é dar mais transparência, visibilidade ao processo de construção e prestar contas às famílias atingidas e à sociedade em geral.   

O tour virtual contém links para visão 360° do terreno, topografia, projetos 3D dos bens públicos, textos informativos com imagens atualizadas semanalmente sobre itens como as igrejas, posto de saúde, escola, entre outros. O andamento das obras poderá ser acompanhado por vídeos de time-lapse atualizados mensalmente.   

O ambiente virtual reúne fotografias e vídeos 2D ou 3D. A ferramenta é intuitiva e tem as funções de distanciamento e aproximação. As câmeras captam cerca de 40 fotos por dia para produção dos vídeos de time-lapse. O usuário pode fazer o acompanhamento aéreo da obra, além de passear pelo terreno.   

O tour virtual, disponível no site www.fundacaorenova.org, pode ser acessado de qualquer computador e celular - pelos navegadores Chrome, Opera, IE, Firefox ou Safari -, com a possibilidade de utilização de óculos de realidade virtual.   

O link das obras de Paracatu de Baixo, o segundo subdistrito atingido pelos rejeitos, deve ir ao ar neste mês de setembro. 

  

Andamento reassentamentos coletivos 

Em Bento Rodrigues, o atendimento a cada futuro morador é feito por um arquiteto contratado pela Fundação Renova para formulação do projeto conceitual das casas. A proposta das moradias deve garantir condições de habitabilidade e acessibilidade e o respeito ao modo de vida familiar e comunitário. Somente depois de chegar a um resultado satisfatório pelos moradores, o projeto é considerado pronto para ser avaliado, para fins de emissão de alvará pela Prefeitura de Mariana.   

Até o momento, foram protocolados 83 projetos básicos de casas na Prefeitura de Mariana, dos quais 18 receberam alvarás. 


Fonte:

Deixe seu comentário