Portal da Cidade Mariana

Cuidados

UFOP lança campanha de orientação acerca de uso de medicamentos

A Universidade promove uma campanha para auxiliar na qualidade do uso de medicamentos durante a pandemia

Publicado em 31/05/2020 às 21:00
Atualizado em

(Foto: Pixabay)

Coordenado pela professora da Escola de Farmácia da UFOP Renata Macedo do Nascimento, o projeto de extensão Farmácia de Ouro desenvolveu três produtos da campanha de promoção da qualidade do uso de medicamentos durante o período de isolamento social e combate à pandemia do novo coronavírus.

O acesso aos medicamentos sofreu alterações temporárias. Novas normas começaram a serem aplicadas, uma para os profissionais e outra para os pacientes.  

"O objetivo final desse projeto é estimular o uso correto dos medicamentos e a segurança dos pacientes. Nosso grande foco é a promoção do uso de medicamento com qualidade, que nós chamamos de uso racional do medicamento", conta a professora. 

As informações são veiculadas em meio digital, pelo Instagram do projeto, e impresso, por panfletos distribuídos na Farmácia Escola.  

PROFISSIONAIS

Algumas das mudanças para os profissionais, devido à situação de emergência causada pela pandemia, incluem: o período de liberação dos medicamentos, autorização para recebimento de medicamentos caso o paciente seja do grupo de risco, quantidade de medicamentos, entre outros. Entenda o que mudou.  

PACIENTES

Com a modificação da regulamentação sobre os medicamentos para quem faz uso regular dessas substâncias, os clientes devem se atentar às orientações. Uma das novas regras é que agora, em alguns casos, o paciente pode receber o medicamento em casa, mas para isso deve preencher os requisitos. Outra novidade é sobre as quantias máximas de remédio permitidas por prescrição. Veja o que mudou.

CHECK LIST 

A terceira campanha contém orientações que as pessoas em geral devem seguir, caso precisem sair de casa para ir à farmácia. Os procedimentos listados servem para evitar aglomerações e contatos pessoais.

O PROJETO 

A Farmácia de Ouro é um projeto de extensão e um centro de farmacovigilância da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) localizado na Farmácia Escola da UFOP, que atende a toda comunidade de Ouro Preto. É também um ambiente para desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão. A Farmácia de Ouro tem a participação de professores, graduandos do curso de Farmácia e farmacêuticas da Farmácia Escola.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.


Fonte:

Deixe seu comentário