Portal da Cidade Mariana

Eleições 2020

Conheça as propostas de Newton Godoy para a cidade de Mariana

Esta entrevista é parte de uma série de conversas que o Portal da Cidade Mariana realizou com os candidatos a prefeito de Mariana.

Publicado em 28/10/2020 às 05:50
Atualizado em

Conheça as propostas de Newton Godoy para Mariana. (Foto: Newton Godoy l Divulgação)

Com o objetivo de auxiliar aos marianenses a escolher quem estará à frente do Poder Executivo Municipal pelos próximos quatro anos (2021-2024), o Portal da Cidade Mariana conversou com os candidatos à Prefeitura de Mariana para saber sobre as suas principais propostas para a cidade sobre a economia, cultura, transporte público e políticas públicas de inclusão, entre outros assuntos.

Ao longo da última semana, publicamos as entrevistas com os candidatos Chico Veterinário, Patrícia Ramos e Roberto Rodrigues. Hoje, a conversa é com o atual vice-prefeito de Mariana e candidato a prefeito nas eleições municipais de 2020, Newton Godoy.

É preciso ressaltar que o Portal da Cidade Mariana entrou em contato com todos os candidatos. No entanto, até o momento, Bruno Mól e Celso Cota não responderam ao pedido de entrevista.


Portal da Cidade Mariana: Qual eixo ou proposta se baseia a sua candidatura?

Newton Godoy: O nosso plano de governo é o de fazer de Mariana uma cidade inteligente e se sustenta em quatro eixos principais: desenvolvimento econômico; desenvolvimento social; desenvolvimento urbanístico e desenvolvimento institucional.

No primeiro eixo tratamos de propostas para o crescimento da cidade, geração de empregos, sustentabilidade e diversificação econômica, passando por propostas estruturantes em educação, inclusão digital, turismo, financiamento de iniciativa empreendedora e desenvolvimento rural sustentável.

No segundo eixo trabalhamos propostas para promover o bem-estar de nossa população, enfrentar os abismos sociais, a exclusão e a falta de perspectiva de futuro. Propostas para a educação inclusiva, profissionalizante e de qualidade até a idade adulta, segurança pública, saúde mais perto, enfrentamento à questão das drogas, promoção da igualdade social, de gênero e social. Erradicação da pobreza, da fome e do trabalho infantil, dignidade nas moradias, saúde, lazer, esporte e promoção humana de todas as idades.

O terceiro eixo vamos enfrentar as demandas reprimidas de nossa cidade, o saneamento básico, a falta de água, as invasões e as moradias inadequadas. Trabalhamos com propostas de despoluição do Ribeirão do Carmo e seus afluentes, das ocupações irregulares e propostas de acesso à moradia digna e, é claro, proposta para preservar a hospitalidade de nossa cidade.

No quarto eixo apresentamos propostas para tornar a nossa cidade mais democrática, o governo mais eficiente e o acesso do cidadão mais fácil aos serviços públicos, modernizando a máquina pública, informatizando setores e trabalhando para diminuir o custo administrativo do governo.


PCM: Qual é o maior desafio a ser enfrentado pelo próximo prefeito?

NG: Sem dúvida alguma é reduzir a desigualdade social, tornar a cidade mais justa, mais humana e mais feliz. Mariana é uma cidade rica com uma enorme população marginalizada, sem acesso a serviços básicos de saúde, saneamento, moradia, creche e escola de formação profissional. Vamos combater as origens da pobreza e da violência urbana e não apenas os sintomas aparentes. Inclusão digital, moradia, oportunidades de emprego e renda, igualdade de acesso à moradia e aos serviços públicos, isso é dignidade. Esse desafio perpassa todo o segmento da economia, da educação, da saúde e do governo em geral.


PCM: Mariana sofre há muitos anos com a dependência econômica da mineração. Se eleito, de qual forma irá diversificar a economia da cidade que não seja por meio da mineração e o turismo?

NG: Dedicamos um eixo do nosso Plano de Governo apenas para discutir o desenvolvimento econômico. Temos que pensar na mineração, sim. Mas temos outros segmentos a serem explorados. A tecnologia aplicada ao agronegócio, o turismo inteligente explorando segmentos ainda não trabalhados, a cidade bem cuidada e com baixos índices de violência são atrativos. Temos ainda o potencial criativo de nossa gente nas artes e artesanatos, as belezas naturais de nossos distritos e a religiosidade. Todos esses elementos compõem uma riqueza que precisa ser transformada em emprego e renda. Uma economia sustentável.

Para isso, vamos implantar o Fundo Soberano, que vai financiar iniciativas inovadoras, investir na mudança do perfil dos negócios para maior eficiência, oferecer internet livre para conectar a nossa cidade ao mundo, fomentar o turismo, além da produção e os comércios locais.


PCM: Quais serão as principais ações para atender às demandas dos distritos e subdistritos de Mariana a fim de proporcionar mais qualidade de vida aos seus moradores?

NG: Nossos distritos possuem riquezas singulares. Alguns vocacionados ao turismo rural, outros à arte e ao artesanato, as belezas naturais e a produção agrícola. Temos propostas para todos eles. O desenvolvimento urbano acelerado de Padre Viegas e Cachoeira do Brumado requer imediata atenção, pelos valores culturais desses dois distritos. Bandeirantes, Águas Claras, Cláudio Manuel e Monsenhor Horta possui terra fértil e produção agrícola considerável. Há ainda roteiros específicos, de belezas a serem exploradas como Santa Rita Durão, Furquim e Passagem de Mariana. Mas todos os nossos distritos são carentes de serviços básicos. Água, esgoto tratado, sinais de telefonia e internet. Enfim, o desenvolvimento humano e a valorização das riquezas locais aliados a uma prestação de serviços adequada vão oferecer aos nossos distritos oportunidades de negócios e melhoria da qualidade de vida.


PCM: Estão previstas ações para a melhoria do transporte público da cidade? Quais?

NG: Mariana acaba de concluir um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, isso significa que o próximo administrador terá em mãos ferramentas de gestão, diagnóstico atualizado do setor e mais do que isso, estudos técnicos específicos para a mobilidade urbana. Aí teremos condições de propor um sistema de transporte adequado à malha viária do município, seus distritos e bairros.

A nossa proposta é implantar, o quanto antes, as ferramentas do Plano de Mobilidade Urbana e com recursos advindos da boa gestão das vias urbanas custear parte ou até mesmo a integridade da tarifa de transportes. Um transporte mais eficiente pode ser mais barato e melhor atender à população. Nosso plano de desenvolvimento urbano propõe também adequação do sistema viário com abertura de ruas, avenidas e estradas, encurtando distâncias e facilitando o ir e vir das pessoas.


PCM: Caso seja eleito, quais serão as ações desenvolvidas e priorizadas em seu governo na área da cultura? Como irá ajudar os artistas e artesãos locais?

NG: O artista e o artesão, assim como o produtor rural e seus saberes, fazem a nossa cidade singular. O que temos é incluir tudo isso em um pacote que possa ser oferecido ao visitante, mas também que viaje pelas redes sociais e alcance o mundo. Nossa cidade tem que se conectar com o resto do planeta e se incluir em um mercado infinito de possibilidades. O projeto Mariana Digital vai fazer isso. A cultura de Mariana é riquíssima, não apenas a do seu passado, mas as pessoas com quem cruzamos nas ruas, escritores, pintores, músico, escultores que fazem grande nosso potencial. Poderia citar aqui diversos nomes dessas riquezas culturais do nosso município que precisam ser vistas e valorizadas.

A arte de Mariana sempre foi para o mundo. Os talentos daqui estão em diversas cidades da Europa, são telas, livros, esculturas, partituras musicais, peças de artesanato e até aquele cheiro da cozinha mineira que temos aqui. Acreditamos que a grande ajuda que temos que dar aos artistas e artesãos é mostrar nosso talento ao mundo, com grandes oportunidades, eventos de qualidade, feiras e festivais que tenham a nossa cara e nosso protagonismo. Temos que conhecer o nosso potencial e junto do segmento, encontrar as melhores maneiras de explorá-lo.


PCM: Em um possível governo seu, quais serão as políticas públicas voltadas à inclusão dos jovens, negros, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+? Como será a participação desses grupos em seu governo?

NG: Nosso eixo de desenvolvimento social é repleto de propostas de valorização do ser humano de todas as idades. As diferenças existem e devem ser respeitadas com políticas públicas setorizadas, ações afirmativas e atitudes. Todas as pessoas buscam oportunidades para demonstrar o quanto são capazes. E isso faremos. Teremos uma cidade inteligente, conectada ao mundo, com propostas de valorização do ser humano em seu potencial máximo. E implantaremos um modelo de gestão participativa, com programas de educação e saúde inclusivas a toda a população.

A reestruturação administrativa que pretendemos vai criar uma unidade para cuidar desses interesses específicos e dessa população que precisa de atenção, dando prioridade a essas demandas. Mas tudo será feito ouvindo a comunidade e seus segmentos representativos. Desenvolvimento não é apenas econômico, é antes de tudo social, de bem-estar, de segurança, de tranquilidade e de perspectivas de futuro. E nessa Mariana inteligente que pensamos tem espaço para todos que queiram contribuir e ajudar a fazer daqui uma cidade invejável.


PCM: Qual é o seu alinhamento com as propostas do atual Governo Federal?

NG: Mariana ainda tem um passivo a ser solucionado, que é o caso Bento Rodrigues/Paracatu; mas isso não é tudo. Somos uma cidade mineradora, que contribui com o PIB nacional. Somos também uma cidade histórica, tombada por um instrumento federal. Isso é para dizer que o Governo Federal tem responsabilidades com Mariana. E vamos atrás de tudo isso. Responsabilidades não apenas governamentais, mas sociais também.

Com a reestruturação dos setores administrativos do governo, pretendemos criar uma unidade que possa gerenciar convênios e captação de recursos para projetos sociais, culturais, ambientais e em outros diversos setores, vamos estreitar laços com nossos representantes tanto em nível estadual quanto federal e na iniciativa privada também. Não temos dificuldade de diálogo com nenhuma ideologia, vamos fazer uma administração transparente e isso atrai parcerias exitosas.


PCM: Como você avalia o atual governo do Prefeito Duarte Junior? Destaque pelo menos 3 pontos (favoráveis ou não) que podem ser visto pelos eleitores como ponto de referência para a suas propostas.

NG: Duarte, de tudo o que ele viveu, pode se considerar um vencedor. Enfrentou duas crises sem precedentes, a barragem e a pandemia. Isso no começo e fim do seu governo. Poderia ser desastroso, mas dentro do possível, foi seguro, preocupado com o servidor e o fornecedor local. Esse é um ponto positivo. Em todos esses anos, com todas as dificuldades, não houve atraso de pagamento de salários, nem de fornecedores locais. Isso é uma vitória.

Na gestão de pessoas estruturou a carreira dos servidores municipais, uma proposta que estava na gaveta desde 2001, quando se aderiu ao regime estatutário. Foi um cuidado extra com o servidor municipal, que vai descobrir a importância disso no futuro, daqui a alguns anos quando a carreira estiver consolidada.

E por fim, para me limitar a três destaques, termino por falar do Programa Habitacional. Pela primeira vez na história de Mariana alguém apresentou uma lei que regulamenta o programa de habitação de interesse social. Isso é uma disciplina legal que pode acabar com as invasões, dar regularidade aos parcelamentos clandestinos de terreno e ampliar a oferta de moradia para nossa gente. É um plano de enorme importância, que vamos levar adiante em nosso futuro governo.


Conheça o candidato

Newton Godoy nasceu e foi criado em Mariana. É Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e possui 42 anos de vida pública. Em 1983, foi convidado por João Ramos para ser o primeiro Diretor de Obras no município de Mariana, com autonomia total e poder de decisão dentro das atribuições da pasta.

Em 1996, foi escolhido como o candidato a prefeito do grupo político do ex-prefeito João Ramos Filho, sendo derrotado pelo ex-prefeito Cássio Brigolini Neme. Depois da eleição de 1996, Newton se desligou do serviço público e mudou-se para a capital mineira, onde passou a atuar na iniciativa privada, iniciando uma história de grande sucesso profissional como engenheiro e executivo.

Em 2011, sem se desvincular das suas atividades na iniciativa privada, Newton voltou ao serviço público, quando foi nomeado como assessor especial do governo interino do vereador Geraldo Sales (Bambu), à época presidente da Câmara Municipal de Mariana. Em 2016, foi convidado pelo prefeito Duarte Júnior para ser seu companheiro de chapa como candidato a vice-prefeito. No governo de Duarte Júnior, Newton exerceu papel preponderante em projetos estruturantes do governo municipal.

* Texto enviado pelo candidato.


Para conhecer o Plano de Governo de Newton Godoy CLIQUE AQUI


Leia também as entrevistas realizadas com os candidatos Chico Veterinário, Patrícia Ramos e Roberto Rodrigues


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário