Portal da Cidade Mariana

Coronavírus

Secretaria de Saúde de Mariana se posiciona após denúncias de aglomerações

A secretaria de Saúde se posicionou com orientações e recomendações técnicas, após denúncias de aglomeração no entorno do Jardim e da Igreja de São Pedro.

Publicado em 14/09/2020 às 07:30
Atualizado em

Secretário de Saúde fala sobre nova Recomendação Técnica (Foto: Portal da Cidade de Mariana via Rede Social)

Neste fim de semana, a rua principal que contorna a Praça Gomes Freire foi fechada para que os bares e comércios locais pudessem funcionar como um espaço de lazer. A ideia inicial era que o espaço fosse utilizado de forma contida e responsável, contudo não foi o que aconteceu.

Moradores e transeuntes denunciaram a irresponsabilidade dos frequentadores dos bares no Jardim de Mariana, que estavam se aglomerando e não faziam uso de máscara.

Além disso, houveram denúncias acerca de aglomeração nos arredores da Igreja de São Pedro dos Clérigos. Em decorrência disso, a Secretaria de Saúde se posicionou - de modo a oferecer orientações para os comerciantes e para a população.

A abertura dos comércios foi permitida em função da adesão de Mariana ao plano Minas Consciente, e a macrorregião do município encontra-se na Onda Amarela. 

O secretário de Saúde, Danilo Brito, pontuou que o Comitê Gestor se reuniu e propôs novos regimentos para o funcionamento dos estabelecimentos em questão, por meio de uma Recomendação Técnica que orienta sobre o funcionamento consciente dos bares e restaurantes do município.  

Para além, o chefe da pasta da Saúde pontuou, ainda, que caso a população e os comerciantes não sigam as orientações e não contribuam com as ações para a redução da disseminação do novo coronavírus, o município poderá retroceder na abertura do comércio. Isso porque a microrregião de Mariana e Ouro Preto está, na verdade, na Onda Vermelha do Plano.  

Danilo destacou que é necessário consciência para desfrutar do protocolo, caso contrário os índices do COVID-19 na região subirão novamente e o município poderá regredir no plano e recuar na abertura.

Para além, ele pediu à população que respeite as recomendações de segurança e pontuou "Nós estamos há mais de cinco meses nesse enfrentamento à COVID-19, eu quero, mais uma vez, conscientizar a população... precisamos fazer o distanciamento, respeitar o próximo. Isso é importante para o processo, não temos ainda uma vacina."

É interessante destacar que algumas cidades que estavam em Onda Amarela, regrediram e voltaram para a Onda Vermelha - que permite apenas a abertura dos serviços considerados essenciais -  do Minas Consciente. 


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. 

Fonte:

Deixe seu comentário