Portal da Cidade Mariana

Retrospectiva 2020

Relembre os principais acontecimentos de Mariana no primeiro semestre

Veja quais foram os principais fatos que ocorrem na região durante os seis primeiros meses de 2020

Publicado em 28/12/2020 às 22:00
Atualizado em

Retrospectiva 2020 - 1º semestre (Foto: Portal da Cidade Mariana)

2020 está chegando ao fim. Este ano foi atípico e marcado, principalmente, pela pandemia da Covid-19. Por essa razão, as expectativas para um ano melhor e mais promissor em 2021 são enormes.  

Para relembrar o que aconteceu durante este ano, o Portal da Cidade Mariana preparou uma retrospectiva com alguns dos principais acontecimentos de Mariana e região ao longo deste ano. Por isso, veja alguns dos fatos mais importantes no primeiro semestre de 2020 (janeiro a junho).

Em JANEIRO, a Prefeitura de Mariana anunciou que três novos reservatórios de água seriam instalados na cidade por meio de uma parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Secretaria Municipal de Obras:

Foto: SAAE Mariana

  • ETA Sul: reservatório com capacidade de 1,5 milhão de litros e que atenderá a região do Centro e São Pedro.
  • São Gonçalo: capacidade de reservação de 1 milhão de litros e que atenderá, além do bairro São Gonçalo, os bairros Santo Antônio e Vila do Carmo.
  • Rosário: com capacidade de 500 mil litros a estrutura substituirá a caixa que foi demolida perto da Rua Cerejeira.

Apesar da expectativa que os novos reservatórios fossem ajudar a solucionar o problema da falta d’água em diversos pontos da cidade, não foi o que ocorreu, sendo ainda uma queixa frequente dos moradores da Primaz de Minas.


Foto: Reprodução das redes sociais

Em FEVEREIRO tem carnaval", diz a música de Jorge Ben Jor. E em Mariana não foi diferente. Naquele mês, a ameaça do novo coronavírus parecia ainda tão distante e que não chegaria até às terras brasileiras e marianenses tão cedo. Na Primaz de Minas e em Ouro Preto, as ruas históricas foram tomadas pelas festividades e comemorações que ocorreram de forma tranquila e segura. Naquele momento, as restrições das aglomerações, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel ainda não faziam parte da realidade.


Foto: Pixabay

Em MARÇO, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a infecção causada pelo novo coronavírus como pandemia mundial. À época, o mundo tinha 118 mil casos confirmados, em 114 nações, e 4.291 óbitos. Em Mariana, os primeiros casos suspeitos da doença foram notificados no dia 16 de março. Como medidas preventivas, o estado de Minas Gerais, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o município suspenderam as aulas presenciais. Além disso, a Câmara de Mariana adotou um sistema para realizar as reuniões on-line.


Foto: Prefeitura de Mariana l Divulgação

Já em ABRIL, após a confirmação do primeiro óbito em Mariana devido à Covid-19, a Prefeitura Municipal realizou a desinfecção de alguns pontos estratégicos da cidade, incluindo bairros e distritos. Com a necessidade de se manter o distanciamento físico e as restrições de alguns setores do comércio, medidas como a #fiqueemcasamariana surgiram para conectar pequenos e médios empreendedores com o público sem que as pessoas necessitassem sair de casa para realizar as compras. Neste mês, também foi anunciado pelo Governo Federal a criação do auxílio emergencial. Além disso, a Páscoa foi marcada pelas celebrações on-line e as procissões e outros eventos tradicionais e culturais deste período do ano, como a procissão das almas, não ocorreram. 


Foto: Lucas Mantovani l Prefeitura de Mariana

Em MAIO, após ficar por um período com as obras de reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu suspensas devido à pandemia, a Renova foi autorizada a retomar as atividades nesses locais de forma gradual. Entretanto, no dia 21 do mesmo mês, as obras foram novamente interrompidas após funcionários de empresas terceirizadas testarem positivo para a Covid-19. Desta vez, só foram retomadas em junho após a testagem dos colaboradores. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Mariana buscou soluções de forma que reduzissem as aglomerações na fila da Caixa Econômica ao montar uma estrutura com cadeiras na Praça da Sé para que as pessoas aguardassem. Entretanto, a medida não permaneceu e ainda hoje observa-se grandes filas no local. 


Foto: Portal da Cidade Mariana

Em JUNHO, a incerteza sobre a realização ou não das eleições municipais de 2020 ganhou destaque e as primeiras conversas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) eram iniciadas sobre adiar ou não o pleito. Neste mesmo mês, Mariana chegou a triste marca de mais de 500 casos positivos de Covid-19 na cidade. Já em relação à segurança pública, foi um mês marcado por diversas operações e apreensões de drogas e armas no município.


Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Mariana no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲

Participe: CLIQUE AQUI 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram

©️ 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao Portal da Cidade Mariana LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Fonte:

Deixe seu comentário